Covid-19: Diretoria de Saúde orienta sobre autocuidado, equilíbrio emocional e alimentação
18/03/2020 17:20 em Novidades

Uma equipe multidisciplinar da Diretoria de Assistência Médica e Serviço Social da Assembleia deu início, na manhã desta quarta-feira (18), às visitas aos setores da Casa para orientar e tirar dúvidas sobre cuidados com higiene pessoal, alimentação e equilíbrio emocional, haja vista a propagação e disseminação do novo coronavírus (COVID-19).

 

A ação integra uma série de medidas adotadas pelo Poder Legislativo internamente, visando à garantia da segurança dos parlamentares, servidores e colaboradores, apesar da pandemia não ter chegado ao Maranhão.

 

De acordo com a enfermeira Katyane Vasconcelos, o principal objetivo é informar. “Essa troca de experiências é importante para garantir mais segurança aos funcionários e, também, para que eles possam mudar comportamentos e se preparar para qualquer eventualidade”, explicou.

 

A equipe reforçou a importância dos cuidados básicos com higiene pessoal. “Nós temos de mudar nosso comportamento, diminuir o contato físico, manter uma distância adequada em ambientes fechados, evitar tocar no rosto e usar o cotovelo ao tossir ou espirrar”, pontuou, ressaltando que álcool em gel é necessário, mas não substitui a lavagem das mãos, pois é o procedimento mais prático, tanto em casa quanto no local de trabalho, além do sabão ser o produto mais eficaz quando se se refere à prevenção.

 

Na visita, a psicóloga Flávia Uchôa abordou equilíbrio psicológico em meio à pandemia. “Nossa proposta é abordar não somente a questão do autocuidado, mas, também, do equilíbrio spicológico, já que vivemos dois momentos extremos: por um lado, uma população resistente às informações. Por outro, pessoas extremamente apavoradas, que não sabem lidar com as fake news”, avaliou.

 

“Por isso, há uma preocupação de nós, profissionais da saúde, mantermos o equilíbrio, sabendo filtrar o que chega e nos propondo a mudar hábitos e cultura. Cuidar de si também é um ato de amor”, completou a psicóloga.

 

A nutricionista Nayara Tavares distribuiu um folder informativo contendo dicas de  hábitos alimentares essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico em tempos de coronavírus, como, por exemplo, o aumento do consumo de frutas e legumes, ingestão de água e redução do consumo de bebida alcoólica e industrializados. O material inclui uma lista de alimentos essenciais para melhorar a imunidade, os principais sintomas do coronavírus (febre alta, dor de cabeça, tosse seca e intensa, calafrios, dor de garganta, falta de ar e secreção de catarro com pus) e como prevenir o contágio. 

 

“A imunidade está diretamente relacionada à prevenção, que tem a alimentação saudável como grande aliada. Sempre devemos optar por alimentos saudáveis, evitando medicações desnecessárias. Além de ser mais econômico, é mais eficaz. A qualidade do sono e atividades físicas regulares também favorecem a imunidade”, acentuou a profissional.

 

O subdiretor de Orçamento da Assembleia, Abimael Linkon, um dos servidores que acompanhou atentamente as orientações, está fazendo a parte dele. “Precisamos estar cientes de que não temos estrutura para suprir as necessidades, caso grande número de pessoas seja infectado. Por isso, temos que cuidar de nós mesmos e das outras pessoas. É responsabilidade de todos manter um cuidado especial com a higiene, o que pressupõe não somente lavar as mãos, mas seguir todos os procedimentos recomendados. O álcool em gel está sempre comigo”.

 

Abimael elogiou a iniciativa da Diretoria de Saúde. “Nós escutamos muitas coisas, mas, também, nos restam muitas dúvidas. E com essas visitas individualizadas, acabamos tendo a oportunidade de perguntar e eles, de esclarecerem as nossas dúvidas”.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!